no , ,

SERASA: Veja os Critérios Para Aumentar seu SCORE

critérios do serasa score
critérios do serasa score

Muito avaliada pelas instituições financeiras, o score é a principal métrica na hora de conceder um empréstimocartão de crédito ou financiamento. Dessa forma, por meio da pontuação do CPF que os bancos têm condições de verificar se um cliente tem capacidade financeira para pagar futuramente o crédito que está solicitando.

Com essa política, é possível concluir que quando um score aumenta, crescem também as chances de a pessoa conseguir a aprovação do empréstimo, cartão de crédito ou financiamento.

Portanto, o score de crédito de um CPF pode variar de 0 a 1.000, de acordo com a forma como a pessoa lida com as suas contas. Assim, o resultado final indica o risco de inadimplência daquele consumidor. De acordo com o Serasa, as faixas de pontuação são:

  • 0 a 300: alto risco de inadimplência
  • 301 a 700: médio risco de inadimplência
  • 700 a 1.000: baixo risco de inadimplência

Como a pontuação é calculada?

Serasa conta com um software que calcula a nota individual de acordo com seis normas estabelecidos. Cada um com seu peso previamente estipulado. Assim, os critérios analisados são:

  • Crédito contratado;
  • Pagamento de crédito;
  • Pagamento de dívidas e tempo de contratação do crédito;
  • Histórico de dívidas;
  • Comportamento de consultas para contratação de crédito e serviço;
  • Cadastro Positivo.

Passo a passo para aumentar seu score

Confira a seguir algumas orientações do Serasa para ajudar seu score aumentar:

1º Limpe o nome

O histórico de dívidas em seu nome também é considerado no cálculo do seu score de crédito. Então, uma forma de melhorar a pontuação é pagar todas as dívidas que você tem em aberto o quanto antes. Embora não seja fácil fazer isso, atualmente é possível negociar descontos de até 90% para quitar dívidas. Isso vai permitir que você se livre dessa preocupação e ainda aumente seu score.

2º Pague as contas em dia

Para fazer o cálculo da pontuação de crédito, é preciso olhar para o histórico do indivíduo. Por isso, é necessário que essa pessoa seja um consumidor ativo. Isso significa que fazer compras, até parceladas, gera mais dados para o histórico, facilitando o aumento do score. Mas isso só funciona se todas essas compras forem pagas em dia – do contrário, pesará negativamente para o seu score.

3ºMantenha os seus dados cadastrais atualizados na Serasa

Essa é uma dica fácil que também pode ajudar a aumentar sua pontuação. Basta atualizar as suas informações nas instituições que oferecem crédito e mantê-las sempre assim;

4ºInscreva-se no Cadastro Positivo

Cadastro Positivo é um histórico financeiro que leva em conta não só as dívidas, mas todos os aspectos positivos da vida financeira do consumidor. Nesses dados constam também as contas pagas em dia, os empréstimos e financiamentos quitados no prazo e muito mais. Isso mostra para as instituições que você é um bom pagador.

5ºQuite dívidas já caducadas

É importante ressaltar , que ainda que a dívida já tenha caducado, as empresas de crédito têm acesso a dívidas que saíram do SCPC e da Serasa, por exemplo. Assim, é importante renegociar e quitar as dívidas já caducadas para aumentar o score. 

6ºTenha saúde financeira 

A chave de um ótimo controle financeiro é criar planilhas, anotar gastos e datas de vencimentos de contas. Podendo contribuir para uma boa saúde financeira e, consequentemente, o aumento do score. 

7ºConsulte a Serasa com frequência

Nele é possível verificar o que está ocasionando a queda do score. Assim, o consumidor pode rapidamente mudar os hábitos ou resolver algum problema com dívidas, evitando uma queda ainda maior do score.