no ,

Confira Como É Fácil Fazer O Cálculo Da ‘Revisão da vida toda’ no INSS

É Fácil Fazer O Cálculo Da ‘Revisão da vida toda’ no INSS.
É Fácil Fazer O Cálculo Da ‘Revisão da vida toda’ no INSS.

Sim! Agora, algumas doenças são isentas de carência mínima no INSS para auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Confira!


Após o plenário STF reconhecer o direito de aposentados do INSS, estes em inserirem no cálculo dos benefícios todas as contribuições previdenciárias anteriores a 1994, agora, tornou-se possível a chamada “Revisão da Vida Toda”.


No entanto, por ser um recurso pouco utilizado, algumas dúvidas surgiram. A principal delas é: vale a pena ou não solicitar a revisão?


Isso acontece porque nem todo aposentado pode ter o benefício de revisão. E, quando isso ocorre, o percentual de impacto no pagamento pode ser de até 5%.


Portanto, é importante frisar que, essa é uma ação de exceção não vai atingir a todos. somente atingirá os que se aposentaram há dez anos, quem passou desse tempo já não tem mais direito.


Veja as alterações nas regras do INSS na aposentadoria para 2022

Vale lembrar que, herdeiros e ou pensionistas de aposentados falecidos, estes terão direito a pedir o recálculo da pensão, mas desde que o benefício originário não tenha passado dos 10 anos.


Sendo assim, a decadência começa a contar conforme a aposentadoria do falecido. Frisa-se portanto, que o aposentado ou pensionista tem direito a atrasados em alguns casos excepcionais, e isso pode ter um impacto significativo na vida financeira dessas pessoas.


INSS mostra como Simular a sua Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Confira


Ademais, a recomendado que se dá é de procurar um especialista, este que faça esses cálculos para checar se vale a pena entrar com processo na Justiça, que deve ser feita por um advogado para evitar que o processo corra anos e o segurado tenha redução do benefício e não um aumento, como esperado.


Veja como ter os melhores percentuais de aposentadorias através do INSS


Lembra-se que a revisão trata de benefícios que foram concedidos depois de novembro de 1999 e que tiveram contribuições maiores anteriores a julho de 1994.


Neste ano, o INSS implantou uma nova forma de cálculo do benefício e isso trouxe uma significativa redução no cálculo das aposentadorias.

Veja também: IPTU 2023: Vale A Pena Pagar A Cota Única?

Recentemente, os contribuintes do município do Rio de Janeiro já poderão verificaras datas de pagamento das cotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2023).


Dessa forma, o prazo estipulado pela prefeitura foi o dia 7 de fevereiro, para que então seja paga a cota única ou a primeira parcela do imposto.


Sendo assim, destaca-se que, os brasileiros nos quais optarem pelo pagamento do IPTU 2023 em cota única garantem o desconto de 7%, mesmo percentual que fora concedido em 2022.


Porém, conforme o economista e professor do Ibmec, Gilberto Braga, compensa mais para os contribuintes da cidade do Rio não parcelar o pagamento.

“O pagamento à vista com 7% de desconto é praticamente do tamanho da inflação anual comparada com o rendimento da caderneta de poupança. Portanto, essa decisão tem muito a ver com as expectativas econômicas para o futuro.

Isso porque existe uma previsão de que a inflação possa ficar abaixo de 7%, então seria vantajoso para o contribuinte pagar à vista”, diz.