no ,

Atualizações do Pix trazem preocupações a especialistas

Atualizações do Pix trazem preocupações a especialistas

Neste mês, o Banco Central divulgou novas diretrizes para o PIX que será implementado no início de 2023. Entre as novas regras está aquela que não exige mais limite de transações. Atualizações do Pix preocupam especialistas, que se mantém temerosos as novas regras.

O que é o Pix

Antes de falar sobre as atualizações do Pix, entenda o que se trata.

Quando o assunto é tecnologia, o Pix é extremamente seguro, ainda mais com suas atualizações. Mesmo assim, fraudes ainda podem acontecer, até pela celeridade do processo. O sistema está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, as transferências levam menos de 1 segundo e, o mais importante, são gratuitas para os usuários, fatores que beneficiam o comércio eletrônico e muito mais.

O Pix — também suas atualizações — é seguro porque segue as diretrizes do Banco Central, que protege todos os dados por meio de criptografia e autenticação. Dessa forma, as transações são processadas com as mesmas medidas de segurança empregadas em outros métodos como TED e DOC.

Os benefícios do Pix vão desde o imediatismo e disponibilidade até o gratuito. Tudo para proporcionar uma experiência de pagamento mais rápida, econômica, funcional e acessível. Assim, por exemplo, não há necessidade de esperar por compensações demoradas, mas sim por documentos bancários que levam até três dias úteis.

Entenda atualizações do Pix

Os bancos, segundo novas atualizações do Pix, de fato, não precisam definir um valor máximo por transação. Assim, apenas um período máximo de tempo. Isso vai beneficiar quem tem limite de gasto diário de R$ 3.000, pode usar todo esse dinheiro em uma única transação.

Agora, fazendo parte das atualizações do Pix, os bancos terão a opção de customizar o horário da noite, o cliente pode solicitar a redução do limite. Geralmente, o turno ocorre entre as 20h00 e as 06h00, no entanto, é possível que os bancos permitam que o cliente mude para as 22h00 e as 06h00.

O que diz o Banco Central?

O Banco Central alega que essas alterações visam aumentar os limites normalmente disponíveis nos caixas eletrônicos para saques tradicionais.

A instituição explicou em nota que também defendeu alterações no regulamento do Pix que facilitariam o recebimento de recursos por correspondentes bancários por meio do Pix, como é o caso das casas lotéricas. Além disso, defendeu o pagamento de salários, aposentadorias e pensões pelo Tesouro Nacional por meio do Pix. Essas seriam as atualizações do Pix.

Segundo o especialista em direito bancário Marcelo Godke, estas mudanças feitas pelo Banco Central possuem itens bons e ruins.