Muitos cidadãos e cidadãs que declararam o Imposto de Renda estão ansiosos para a receber a restituição, que como sabemos, é pago por lotes aos contribuintes e para a alegria de muitos, o 2° lote da restituição foi liberado.
Ao todo, a restituição 2° lote do Imposto de Renda 2023, vai devolver aos contribuintes cerca de R$ 7,5 bilhões.
O valor é o mesmo pago na restituição do 1° lote para 4.129.925 de cidadãos e cidadãs contribuintes.
Portanto, se você entregou dentro do prazo, dia 31 de maio, a sua declaração do Imposto de Renda, fique atento(a) ao cronograma de pagamento e saiba se você foi contemplado no 2° lote da restituição.
2° lote da restituição do Imposto de Renda 2023: quem pode receber?
A Receita Federal (RF) liberou o pagamento do 2° lote da restituição do Imposto de Renda 2023 no dia 30 de junho, último dia do mês.
De acordo com a RF, 5.138.476 pessoas foram contempladas no 2° lote da restituição, em um total de R$ 7,5 bilhões, incluindo restituições residuais de exercícios anteriores.
Esse 2° lote tem como destino os contribuintes prioritários, a saber:
- 130.088 contribuintes: idosos acima de 8 anos;
- 978.397 contribuintes: pessoas entre 60 e 79;
- 70.589 contribuintes: pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 468.889 contribuintes: onde a maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.490.513 contribuintes: pessoas normais que não possuem prioridade legal, mas que recebem prioridade por ter utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX
Outros três lotes de restituição de também vão ser pagos, nos dias:
- 3° lote – 31 de julho
- 4° lote – 31 de agosto
- 5° lote – 29 de setembro
Como consultar se tenho direito a restituição?
Para saber se você tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda 2023, basta acessar o site da Receita Federal, aqui.
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br e seguir essas instruções:
Após acessar o site, selecione a opção “Meu Imposto de Renda”
Em seguida, selecione “Consultar Restituição”.
Será possível fazer tanto a consulta simplificada, como a consulta completa, sobre sua situação com a Receita, através do extrato de processamento acessado pelo portal do e-CAC.
É importante estar atento(a) para alguma irregularidade ou pendência na declaração. Caso encontre, basta fazer a retificação.
Os contribuintes que receberam a restituição neste 2° lote, receberam, ou pelo menos deveriam, uma mensagem via SMS, do banco que está no cadastro para receber o pagamento.
O pagamento da restituição foi feito nessa conta que o contribuinte informou em sua declaração de Imposto de Renda.
Caso haja algum problema com a sua conta, os valores ficarão depositados por até 1 ano no Banco do Brasil, até que seja feito um resgate.
Para o contribuinte resgatar dos valores no Banco do Brasil, será preciso agendar um atendimento pela Central de Relacionamento BB, nos canais abaixo:
- 4004 – 0001 (capitais);
- 0800 – 729 0001 (demais localidades);
- 0800 729 – 0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
- Portal BB: aqui.
Se o contribuinte deixar passar o prazo de um ano, será preciso fazer uma solicitação pelo portal do e-CAC, no site da Receita.
Para realizar o procedimento, siga as orientação a seguir.
Acesse o site da Receita e vá no menu Declaração e Demonstrativos;
Em seguida, clique em Meu Imposto de Renda;
Ademais, clique em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
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